quinta-feira, 28 de julho de 2011

"O SEU PENSAMENTO DETERMINA AS SUAS AÇÕES E REAÇÕES"


Como será que você está pensando? Alguma vez já parou pra pensar nisso? Será que seus pensamentos estão ajudando ou atrapalhando você? Alguns estudos metafísicos apontam que dos aproximadamente 25.000 pensamentos diários, 90% deles são negativos. E o que são pensamentos negativos? São justamente aqueles que não nos trazem nenhum benefício, muito pelo contrário, nos prejudicam. É o que chamamos na psicologia de pensamentos disfuncionais ou desadaptativos.

Mas é fácil dominarmos esses pensamentos? Não; afinal, muitos destes pensamentos são automáticos e repetitivos; e, sendo eles verdadeiros ou não, é difícil embarreirá-los.

Por exemplo, se você não fecha a venda com um cliente importante, que alega que neste mês infelizmente não poderá realizar a compra porque tem que cortar gastos, o que você pensa? “Eu sabia, por mais que eu me esforce eu não consigo. Devo ter dito algo que ele não gostou” ou “Tudo bem, têm meses que realmente fica difícil pra todo mundo, mas tenho certeza que no próximo ele voltará a comprar comigo”.

Quando pensamos da primeira maneira há grande probabilidade de nos sentir mos mal, o que conseqüentemente atrapalhará o desempenho até mesmo com os outros clientes. Mas, se pensarmos da segunda forma, provavelmente o fato pode até nos deixar chateados, mas não nos colocará numa posição de insegurança para executar as demais vendas. Ou seja, o que pensamos repercute diretamente nas nossas emoções e nas nossas ações.

Abaixo segue alguns exemplos de pensamentos disfuncionais e desadaptativos que devem ser combatidos:

Pensamento do tipo Tudo ou Nada

Acontece quando a pessoa tem a tendência de ver as situações em apenas duas categorias (o que chamamos de 8 ou 80). Pessoas que pensam desta forma tem muita dificuldade de visualizar um meio termo. Exemplo: “Não fiz aquela venda, logo sou um péssimo vendedor“ (se eu não for um sucesso total, então eu sou um fracasso).

Catastrofização ou Advinhação

Quando a pessoa prevê o futuro negativamente sem considerar que outros resultados são possíveis. Exemplo: “Eu ficarei tão aborrecido que não serei capaz de agir direito.” (Como sabe? Por acaso tem bola de cristal?).

Generalização exagerada

Toma um simples evento negativo e generaliza para todos os outros. Exemplo: Não fui bem em uma prova, então penso: “Nunca vou bem nas provas”

Leitura de pensamento

Antecipa o que o outro vai pensar. Exemplo: “se eu gaguejar todos vão pensar que estou ansioso”

Ditadura do “deveria”

Cria regras rígidas para si e às vezes para os outros também. Vive muito no ‘dever’, gerando culpa, decepção, vergonha e eterno julgamento de que poderia ter feito melhor. Exemplo: “Eu deveria ter me preparado melhor para a reunião.” “Não deveria ter sentado perto de Fulano.” “Deveria ter falado mais” (não adianta, o passado não volta e pensar desta forma não te permite visualizar o real do agora)

Maximização do negativo

Toma um evento negativo e o aumenta excessivamente. Exemplo: Gagueja em uma reunião, então pensa: “tenho uma péssima dicção.”

Minimização do positivo

Toma um evento positivo e o reduz. Exemplo: Tira 10 em uma prova, então pensa: “Uma simples nota 10 não significa que sou inteligente.”

Abstração seletiva ou Filtro Mental

Você presta atenção (focaliza) um detalhe negativo sem levar em conta o quadro geral. Exemplo: ao fazer uma palestra, observa que uma pessoa está dormindo, então pensa: “Todo mundo está dormindo em minha apresentação.”

Personalização

Pessoa se vê como a única responsável por tudo que acontece. Exemplo: “Meu chefe foi rude comigo porque eu fiz algo errado.”, “O computador quebrou porque eu não sei usá-lo direito.”

Ruminação

Repetição de idéias perturbadoras. Não consegue parar de pensar nos fatos ocorridos ou que vão acontecer. Exemplo: “Eu não vou conseguir, eu não vou conseguir, eu não vou conseguir.” Este tipo de pensamento pode também assumir forma de imagem mental. Exemplo: Você fica se imaginando numa situação onde tudo dá errado.


E QUAL SERÁ A SOLUÇÃO?
Primeiramente deve-se sempre avaliar a forma como se está pensando, para depois sim, poder combater os pensamentos não producentes. Ou seja, primeiro identificar o pensamento disfuncional, e depois buscar um pensamento alternativo.

Experimente, tente, exercite transformar seus pensamentos e verá como tudo mudará. Não há mágica, e sim uma explicação lógica: sentimos e nos comportamos de acordo com a forma como pensamos e interpretamos os fatos.


(Texto da Psicóloga Andrea Valente, postada no Jornal Saúde e Lazer - 04/07/2008)



Mais Informações

Gladstonia Freitas Xavier - CRP 05/40457

Tel. (21) 9387-7016

segunda-feira, 9 de maio de 2011

A ARTE DE NÃO ADOECER!



Em algumas situações, viver se torna uma arte! O texto escrito pelo oncologista brasileiro e escritor Dr. Dráuzio Varella, um dos médicos mais renomados do Brasil, que é compartilhado aqui, tem o objetivo de te fazer sentir-se melhor, e de querer viver melhor.

A ARTE DE NÃO ADOECER

Se não quiser adoecer - "Fale de seus sentimentos"
Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia.

Se não quiser adoecer - "Tome decisões"
A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer - "Busque soluções"
Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.

Se não quiser adoecer - "Não viva de aparências"
Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso... uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.

Se não quiser adoecer - "Aceite-se"
A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.

Se não quiser adoecer - "Confie"
Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.

Se não quiser adoecer - "Não viva sempre triste"
O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. "O bom humor nos salva das mãos do doutor"Alegria é saúde e terapia .

(Dr. Dráuzio Varella)

Aprenda a viver contente em toda e qualquer situação. Filipenses 4.11

quinta-feira, 21 de abril de 2011

EDUCANDO FILHOS SAUDAVEIS


Palestra ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Içami Tiba
Em pesquisa realizada em março de 2004, pelo IBOPE, entre os psicólogos do Conselho Federal de Psicologia, os entrevistados colocaram o Dr. Içami Tiba como terceiro autor de referência e admiração - o primeiro nacional.

1º- lugar: Sigmund Freud; 2º- lugar: Gustav Jung; 3º- lugar: Içami Tiba.

1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.

2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, som, tv, etc...

3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.

4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.

5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.

6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente.

7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome . Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.

8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.

9. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.

10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente.

11. A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.

12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga . A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo'.
13. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.

14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.

15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.

16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.

17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite.. Nunca.

18. Muitas são desequilibradas ou mesmo loucas. Devem ser tratadas. (palavras dele).

19. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.

20. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reencarnar. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.

21. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.

22. Pais e mães não pode se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham. 'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.

23. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles.. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.

24. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.

25. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.

26. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.


Frase: "A mãe (ou o pai!) que leva o filho para a igreja, não vai buscá-lo na cadeia...

(O palestrante é membro eleito do Board of Directors of the International Association of Group Psychotherapy. Conselheiro do Instituto Nacional de Capacitação e Educação para o Trabalho "Via de Acesso". Professor de cursos e workshops no Brasil e no Exterior. )

sábado, 2 de abril de 2011

TESTE PSICOLÓGICO PARA SINDROME DO PÂNICO

Este teste psicológico ajuda a medir sua ansiedade e pode contribuir para você conhecer os estágios de ansiedade que você se encontra e caso tenha um resultado que identifique alto grau de ansiedade você pode procurar um profissional para uma avaliação mais apurada e esclarecer o porquê isso pode estar ocorrendo.

Neste teste de psicologia utilize o questionário abaixo para ajudá-lo a determinar se você pode precisar ver um profissional da saúde mental para o diagnóstico e um tratamento de ansiedade ou transtorno do pânico.

Este é um teste psicológico para ajudar a determinar se voce pode ter um transtorno de ansiedade e se pelo resultado deste teste psicológico voce deve buscar ajuda de um profissional

Este teste psicológico não se destina a fazer um diagnóstico de um transtorno de ansiedade ou tomar o lugar de um diagnóstico profissional ou de uma consulta com um especialista.

Tente responder o teste abaixo de forma mais sincera e precisa, de forma completa e que mais represente sua realidade.


Pense sobre como você se sentiu ao longo dos últimos meses.

Escolha a resposta que indica como você tem percebido a ocorrências destes sintomas de ansiedade durante esse período:

Teste para Ansiedade e para Síndrome do Pânico

Normalmente

Frequentemente

Às vezes

Raramente

Nunca

Taquicardia

Muito Suor

Tremor ou agitação

Falta de ar

Medo

Dor no peito

Normalmente

Frequentemente

Às vezes

Raramente

Nunca

Náuseas

Tontura

Medo de perder o controle

Dormência ou formigamento

Calafrios ou onda de calor

Medo de morrer

Normalmente

Frequentemente

Às vezes

Raramente

Nunca

Preocupação persistente

Sensação de asfixia

Incapacidade de relaxar

Sensação de irrealidade

Nervoso

Sentimento de insegurança

Normalmente

Frequentemente

Às vezes

Raramente

Nunca

Irritação e dificuldade para dormir

Tremor nas mãos

Evitação de enfrentamento de situações

Desmaio

Voce após marcar as alternativas que corresponde à sua escolha e à sua realidade pode transferir estes dados para o site original que contém a tabulação automática. O resultado será calculado pelo site e fornecerá sua pontuação com as devidas descrições.

Este site original está em inglês e por isso acima voce teve a tradução de cada alternativa. Transfira agora para o site: http://psychcentral.com/quizzes/anxiety.htm e descubra o resultado do seu teste.

Se o seu total foi de 0 a 5 = não tem ansiedade

Se o seu total foi de 6 a 22 = ligeira ou pouca ansiedade

Se o seu total foi de 23 a 37 = ansiedade moderada

Se o seu total foi acima de 38 = ansiedade em grau alto ou elevada ansiedade


Reconhecendo suas necessidades procure ajuda de um profissional.


MAIS INFORMAÇÕES SITE: http://www.psicologiananet.com.br/teste-para-ansiedade-teste-psicologico-%E2%80%93-teste-para-transtorno-do-panico/1032/

TESTE PSICOLÓGICO PARA DEPRESSÃO

A depressão ocorre em diferentes idades e se diferencia da tristeza que é uma situação passageira e que está vinculada a uma perda significativa em um dado momento.

Na depressão a pessoa permanece com um sentimento de tristeza profunda, perde sua energia, perde apetite, tem dificuldade em ter pensamentos positivos, enxerga somente o lado negativos das coisas e das situações e sente que está perdendo a vontade de viver e perdendo a motivação.

Este teste psicológico abaixo pode ajudar você a perceber se está ocorrendo tendências depressiva e se é necessário você buscar uma melhor avaliação de um profissional de saúde para tratar e diagnosticar a depressão.

Trata-se de um teste psicológico rápido (QUIZZ) e que por meio de algumas perguntas você responde e encontra uma pontuação que pode direcionar para uma atenção ao seu problema e consequentemente te motivar a buscar ajuda psicológica.

Abaixo tem oito itens que refere à forma como você se comportou e sentiu durante a última semana. Para cada item, indicar a classificação na resposta que mostra o que realmente você percebeu na última semana.


1. Meu futuro parece desesperador.
Nunca
Só um pouco
Razoavelmente
Moderadamente
Muito
Sempre, o tempo todo

2. É difícil para mim me concentrar nas coisas.
Nunca
Só um pouco
Razoavelmente
Moderadamente
Muito
Sempre, o tempo todo

3. O prazer e alegria não tem estado presente na minha vida.
Nunca
Só um pouco
Razoavelmente
Moderadamente
Muito
Sempre, o tempo todo.

4. Já perdi o interesse em coisas que costumava ser importante para mim.
Nunca
Só um pouco
Razoavelmente
Moderadamente
Muito
Sempre, o tempo todo

5. Eu me sinto triste, sem motivação ou infeliz.
Nunca
Só um pouco
Razoavelmente
Moderadamente
Muito
Sempre, o tempo todo

6. Eu me sinto fracassado, me sinto inútil.
Nunca
Só um pouco
Razoavelmente
Moderadamente
Muito
Sempre, o tempo todo

7. Eu me sinto mais morto do que vivo.
Nunca
Só um pouco
Razoavelmente
Moderadamente
Muito
Sempre, o tempo todo

8. Perco tempo pensando sobre a morte e sobre morrer.
Nunca
Só um pouco
Razoavelmente
Moderadamente
Muito
Sempre, o tempo todo

Após marcar as alternativas que corresponde à sua escolha e à sua realidade você pode transferir estes dados para o site original que contém a tabulação automática. O resultado será calculado pelo site e fornecerá sua pontuação com as devidas descrições.

Este site original está em inglês e por isso, acima você teve a tradução de cada alternativa. Transfira agora para o site: http://psychcentral.com/quizzes/depression_test.htm e descubra o resultado do seu teste.

Se o seu total foi de 0 a 9 = não tem depressão

Se o seu total foi de 10 a 19 = você tem possibilidade de estar com distúrbio depressivo

Se o seu total foi de 20 a 29 = você pode estar mostrando sinais de transtorno depressivo leve ou moderado

Se seu total foi acima de 30 = você apresenta sintomas depressivos e deve buscar uma melhor avaliação diagnóstica com um profissional de saúde mental.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE RESULTADO
http://www.psicologiananet.com.br/teste-psicologico-para-depressao/1138/